Mato Grosso, Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat enfrenta desafio e trabalha para ampliar pós-graduações
Desafios
Unemat enfrenta desafio e trabalha para ampliar pós-graduações
11/03/2011 09:51:28
por Coordenadoria de Comunicação Social

Em meio a um turbilhão de informações, a competitividade do mercado de trabalho aumenta com rapidez e há uma exigência por maior qualificação.

São inúmeras as razões que levam alguém a buscar cursar uma pós –graduação, e atualmente são várias as instituições que oferecem estes programas, que em muitas vezes se transformam em produtos.

Inchado, o mercado aponta para a real necessidade da qualidade. É necessário que haja  seriedade e responsabilidade na liberação de um curso de pós- graduação. Uma análise ampla e cuidadosa isto é  feito por órgãos sérios como a CAPES.

Atualmente, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), trabalha arduamente para se tornar uma referência não só nos cursos de graduação, mas também nas pós- graduações.

A Unemat enfrenta um grande desafio e com esforço esta investindo na estruturação e consolidação da pós-graduação, a instituição trabalha baseada em um plano que faz um diagnóstico da pós-graduação nacional. A partir desta avaliação, mostram-se projetos para alcançar as metas estabelecidas na política Nacional de Pós-Graduação estabelecida pelo MEC/CAPES para o período de 2011 a 2020 (Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG). O PNPG é um documento que sintetiza as diretrizes que norteiam as políticas públicas de qualificação de pessoal em nível de mestrado e doutorado.

Nesta conjuntura a Unemat tem dois desafios para os próximos 4 anos: consolidar no mínimo 04 cursos de mestrado Institucional, elevando-os para o Conceito 4, mediante a próxima Avaliação Trienal da CAPES e implantar 02 cursos de Doutorado Institucional, prioritariamente nas áreas de Meio Ambiente e Letras, considerando a existência de programas de mestrado nas referidas áreas e sobretudo, o esforço do quadro docente para o incremento da Pós-Graduação no nosso Estado.

Para tanto, um importante investimento Institucional já foi deflagrado, estabelecendo recurso financeiro específico para a qualificação docente, através de concessão de afastamento no País para programas de mestrado e doutorado recomendados pela CAPES e novos cursos de Doutorado Interinstitucional, com apoio da FAPEMAT.

Curiosidades

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, foi criada em 11 de julho de 1951 pelo Decreto número 29.741 com o objetivo de “assegurar a existência de pessoal especializado em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades dos empreendimentos público e privados que visam o desenvolvimento do país.

Hoje o CAPES exerce atividades em quatro linhas de ações:

Avaliação da Pós Graduação STRICTU SENSU;

Acesso e divulgação da produção científica;

Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e no exterior;

Promoção da cooperação científica internacional.

Portanto esse órgão do Governo que é subordinado ao MEC não interfere nas Pós-Graduações LATO SENSU.

 A Universidade do Estado de Mato Grosso, amplamente distribuída nos três Biomas que compõem o Estado de Mato Grosso, através dos seus 11 CâmpusUniversitários, conta com um quadro docente efetivo de 654 docentes, sendo 182 doutores e 326 mestres.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada